SEIS TIPOS DE CONSUMIDORES BRASILEIROS
A Euromonitor é uma consultoria com escritórios em todo o mundo, especialista na predição de tendências e comportamento de consumo, e desde 2011 deixou de classificar públicos com base em faixa etária, gênero, sexo, renda ou localização para ater-se às atitudes baseadas em personalidade e hábitos. Entender o comportamento do público-alvo é essencial para o sucesso comercial de qualquer negócio e ainda mais importante no segmento têxtil, onde as tendências que ditam a criação de produtos são reflexos diretos dos desejos dos consumidores.
O último relatório da Euromonitor sobre perfis consumidores discorre sobre 10 tipos específicos, estando 6 deles presentes na sociedade brasileira. Listamos abaixo suas principais características:
Otimistas Equilibrados: gastam com cautela, planejam o futuro, valorizam marcas fortes e produtos premium assim como descontos e preços competitivos.
Conservadores Caseiros: cuidadosos nos gastos, apostam nos itens essenciais e são fãs de promoções especiais.
Ativistas Empoderados: preocupados com o impacto de suas compras, estão atentos a procedência dos produtos e responsabilidade social das marcas. Gostam de recompensas e descontos.
Gastadores Impulsivos: acompanham as tendências nas redes sociais, apreciam as pechinchas e a conveniência na hora da compra.
Aventureiros Inspirados: buscam por produtos de qualidade com o melhor custo benefício e estão abertos a novidades.
Tradicionalistas Seguros: não seguem tendências e focam em preços baixos, sempre pensando sobre a importância da economia do dinheiro.
Em escala mundial, os Destemidos Silenciosos, que gostam de experimentar novos produtos e marcas diferentes sem medo de pagar mais por produtos premium e reconhecidos, compõem 17% dos consumidores, seguidos pelos Tradicionalistas Seguros (16%) e pelos Ativistas Empoderados (15%).
*Com informações do portal GBL Jeans