Perguntas e Respostas

  • Geral

    • 01.Quais estados a Silmaq atende?

      Atendemos a todos estados brasileiros. Nossa matriz está localizada em Blumenau/SC e nossas filiais em Maringá/PR, em São Paulo/SP e Jabotão dos Guararapes/PE, e através de diversas revendas autorizadas espalhadas em todo território nacional.
    • 02.Como falar com um setor específico?

      Para entrar em contato com um setor específico, você pode ligar no número fixo principal da unidade desejada e solicitar à telefonista que transfira ao setor de interesse. Segue abaixo telefones das unidades Silmaq: Blumenau, SC (matriz): +55 (47) 3321-4444 São Paulo, SP: +55 (11) 3331-0335 Maringá, PR: +55 (44) 3268-4111 Jaboatão dos Guararapes, PE: +55 (81) 2126-0260  
    • 03.Como faço para solicitar um orçamento?

      Ao navegar pelo site você pode montar um carrinho de orçamento, basta selecionar os produtos de interesse, indicar a quantidade ao lado do campo “Solicite um orçamento” e clicar no botão “solicitar agora”. Você será encaminhado para uma página de preenchimento onde deve informar seu e-mail e confirmar a solicitação. Para continuar a busca por produtos e selecionar outros modelos antes de enviar a solicitação, basta clicar em “adicionar mais produtos”.
    • 04.Como funciona o dólar do dia?

      Nós disponibilizamos o dólar do dia na maioria das nossas páginas para ter o adiantamento da informação para o cliente. Ele é atualizado automaticamente todos os dias às 08h, tendo como base o dólar comercial do site da Folha.
  • Produtos e Serviços

    • 01.Como encontrar uma assistência técnica da Silmaq?

      A Silmaq possui assistência técnica própria em suas unidades de atuação e uma rede de Revendedores Credenciados que também oferecem serviços de suporte para os nossos clientes. Para solicitar assistência e encontrar a melhor solução para a sua demanda orientamos contato direto com a nossa área técnica e de pós vendas pelo e-mail atendimento@silmaq.com.br.
    • 02.A Silmaq fabrica máquinas e equipamentos para a indústria têxtil?

      Não, a Silmaq importa e comercializa máquinas e equipamentos de diversos fabricantes que estão localizados em países como Japão, Estados Unidos, Itália, Taiwan, China, Espanha e outros. Procuramos trabalhar com os melhores fabricantes em tecnologia têxtil, para conhecer mais sobre os nossos parceiros você pode clicar aqui. A Silmaq também possuí um time de especialistas que desenvolve automações específicas para o mercado produtivo brasileiro, entre em contato com a nossa área comercial para saber mais.
    • 03.A Silmaq vende (comercializa) máquinas domésticas?

      Sim, nós comercializamos máquinas de costura portáteis indicadas para o uso doméstico e também máquinas industriais para costura, acabamentos, bordado, entre outras especialidades do ramo têxtil. Para acessar nossa página de máquinas de costura doméstica e comprar online, clique aqui.
    • 04.Onde posso acessar os manuais de instruções?

      Os manuais de instruções, manuais de segurança, lista de peças, entre outros arquivos, estão disponíveis para download no menu Suporte > Downloads, ou você pode acessar clicando aqui. A disponibilidade do arquivo pode variar conforme o envio da referida marca.
  • Pagamento

    • 01.A Silmaq oferece opções de financiamentos?

      Sim, contamos com financiamento próprio e com diversas opções de financiamento bancário, você pode optar por financiar pelo Cartão BNDES, o Programa de Geração de Renda – PROGER, o Arrendamento Mercantil – Leasing, ou ainda, pela  Cooperativa de Crédito do Vale do Itajaí – Viacredi. Saiba mais sobre cada tipo de financiamento clicando aqui.
    • 02.Estou em débito com a Silmaq. Como proceder?

      Entre em contato pelo telefone (47) 3321-4444, whatsapp (47) 99983-1514 ou envie e-mail para cobrança@silmaq.com.br informando seu CNPJ ou CPF, o título a que se refere a dívida e sua solicitação. Nossa equipe entrará em contato dentro de 1 dia útil.
    • 03.Tenho um boleto em atraso, você pode atualizar?

      Para atualizar o documento você pode entrar em contato com o setor de cobrança através do e-mail cobranca@silmaq.com.br ou para o whatsapp +55 (47) 99983-1514, solicitando atualização de boleto e informando seu CPF ou CNPJ. Nossa equipe entrará em contato dentro de 1 dia útil. Vale ressaltar que, atualmente, por uma norma bancária, toda instituição financeira é obrigada a receber o boleto vencido e atualizar no ato do pagamento.
    • 04.Tenho um boleto em atraso, posso fazer um depósito para quitá-lo?

      Não é possível realizar o pagamento de boletos por depósitos ou transferências, pois nossa cobrança é apenas mediante banco/boletos. Mas é possível atualizar o documento ou efetuar seu pagamento com o documento em atraso.
  • Garantia

    • 01.Quais as políticas de devoluções e trocas?

      1. Qualquer pedido de devolução será somente analisado mediante prévio requerimento disponível em Comitês de Troca ou Devolução após ler e aceitar os termos e condições. Consulte o Departamento Técnico pelo telefone (47) 3321-4444 ou e-mail garantia@silmaq.com.br para orientações e confira a Política de Garantia e demais condições clicando aqui.
      2. Confira seus produtos no ato do recebimento e recuse-o caso esteja em desacordo com o pedido ou se a caixa estiver violada. Não serão aceitos pedidos de devolução de mercadorias com avarias ou incompletas após o recebimento da mesma.
      3. A autorização para devolução do produto é exclusiva da SILMAQ, não podendo o revendedor efetivá-la perante os clientes.
      4. Os procedimentos de devolução de produtos vendidos por intermediação de revendedores deverão ter o suporte destes, quando necessário.
      5. Não serão aceitas devoluções de produtos quando:
        • A embalagem do produto entregue já tiver sido violada pelo cliente;
        • Por arrependimento do cliente, salvo nos casos previstos em lei;
        • Por alegação de erro na escolha do produto ou desistência do pedido pelo cliente após emissão da nota fiscal;
        • O produto não estiver acompanhado da respectiva Nota Fiscal de devolução, devidamente preenchida, e do Termo de Autorização para devolução impresso diretamente da website da SILMAQ;
        • Já tiver expirado o prazo de garantia.
      6. A devolução somente poderá ser aceita, nos casos que sejam comprovados o defeito de fabricação do produto.
      7. Todo produto enviado deve ser acondicionado em embalagem que garanta sua integridade, sendo que a segurança e as despesas de envio e retorno do produto são de responsabilidade do adquirente.
      Não sendo atendido(s) tal(is) critério(s), a SILMAQ poderá negar o recebimento da devolução. Quanto aos casos aqui não previstos, estes serão resolvidos mediante análise pontual do requerimento. IMPORTANTE: Se sua solicitação for aceita, é obrigatório o envio da mercadoria completa com os seus devidos acessórios.
    • 02.Quais as políticas de reposição de peças em garantia?

      1. Qualquer pedido de devolução será somente analisado mediante prévio requerimento disponível na Página Reposição de Peças após ler e aceitar os termos e condições. Consulte o Departamento Técnico pelo telefone (47) 3321-4444 ou e-mail garantia@silmaq.com.br para orientações e confira a Política de Garantia e demais condições clicando aqui.
      2. Confira seus produtos no ato do recebimento e recuse-o caso esteja em desacordo com o pedido ou se a caixa estiver violada. Não serão aceitos pedidos de devolução de mercadorias com avarias ou incompletas após o recebimento da mesma.
      3. A autorização para devolução do produto é exclusiva da SILMAQ, não podendo o revendedor efetivá-la perante os clientes.
      4. Os procedimentos de devolução de produtos vendidos por intermediação de revendedores deverão ter o suporte destes, quando necessário.
      5. Não serão aceitas devoluções de produtos quando:
      • A embalagem do produto entregue já tiver sido violada pelo cliente;
      • Por arrependimento do cliente, salvo nos casos previstos em lei.
      • Por alegação de erro na escolha do produto ou desistência do pedido pelo cliente após emissão da nota fiscal.
      • O produto não estiver acompanhado da respectiva Nota Fiscal de devolução, devidamente preenchida.
      • Já tiver expirado o prazo de garantia.
      1. A devolução somente poderá ser aceita, nos casos que sejam comprovados o defeito de fabricação do produto.
      2. Todo produto enviado deve ser acondicionado em embalagem que garanta sua integridade, sendo que a segurança de retorno do produto de responsabilidade do adquirente.
      Não sendo atendido(s) tal(is) critério(s), a SILMAQ poderá negar o recebimento da devolução. Quanto aos casos aqui não previstos, estes serão resolvidos mediante análise pontual do requerimento. IMPORTANTE: Se sua solicitação for aceita é obrigatório o envio da mercadoria completa com os seus devidos acessórios.
    • 03.Qual a diferença entre Garantia Legal e Garantia Contratual/ Silmaq?

      A Garantia Legal é prestada pela SILMAQ para todos os produtos duráveis e serviços comercializados, a contar da data de entrega efetiva do produto ou término da execução dos serviços conforme termos desta Política. Já a Garantia Contratual, também chamada de “Garantia SILMAQ” é facultativa e oferecida em prazos preestabelecidos com vigência logo após o término do prazo da garantia legal, conforme termos desta política. Consulte essas e outras dúvidas sobre garantia e consertos na Política de Garantia da Silmaq.
    • 04.Qual o prazo da Garantia Contratual?

      A Garantia Contratual, também chamada de “Garantia SILMAQ” é facultativa e, portanto, é oferecida nos prazos descritos abaixo, tendo vigência logo após o término do prazo da garantia legal, conforme termos desta política.

      • Máquinas Domésticas - A garantia para máquinas domésticas de costura novas é de 12 (doze) meses, sendo 3 (três) meses de garantia legal e mais 9 (nove) meses de garantia SILMAQ (garantia contratual), a contar da data da entrega efetiva do produto.

      • Máquinas novas de Costura em Geral - A garantia para máquinas de costura novas é de 4 (quatro) meses, sendo 3 (três) meses de garantia legal mais 1 (um) mês de garantia SILMAQ (garantia contratual), a contar da data da entrega efetiva do produto.

      • Máquinas novas de Bordar, Impressão Digital, Carrossel, Corte (exceto corte e gravação a laser) e Enfesto - A garantia é de 6 (seis) meses, sendo 3 (três) meses de garantia legal mais 3 (três) meses de garantia SILMAQ (garantia contratual), a contar da data da entrega efetiva do produto.

      • Máquinas novas de Corte e Gravação a Laser - A garantia para máquinas novas de corte e gravação a laser é de 4 (quatro) meses, sendo 3 (três) meses de garantia legal mais 1 (um) mês de garantia SILMAQ (garantia contratual), a contar da data da entrega efetiva do produto, desde que a utilização e os cuidados estejam conforme o manual de instruções de uso específico. Os espelhos e lentes não estão inclusos na garantia, por serem itens que necessitam de cuidados diários e estão sujeitos ao desgaste normal de uso.

      • Máquinas novas de Passadoria (caldeiras, geradores de vapor, ferros, mesas, bonecos, entre outros) - A garantia para máquinas novas de passadoria é de 4 (quatro) meses, sendo 3 (três) meses de garantia legal mais 1 (um) mês de garantia SILMAQ (garantia contratual), a contar da data da entrega efetiva do produto.

      • Máquinas novas de Lavanderia: A garantia para máquinas novas de lavanderia é de 12 (doze) meses, sendo 3 (três) meses de garantia legal mais 9 meses de garantia SILMAQ (garantia contratual), a contar da data da entrega efetiva do produto.

      • Máquinas Usadas: A garantia para máquinas usadas é de 4 (quatro) meses, sendo 3 (três) meses de garantia legal mais 1 (um) mês de garantia SILMAQ (garantia contratual), a contar da data da entrega efetiva do produto.

      • Peças Novas (exceto motores e placas): A garantia para peças novas, exceto motores e placas, é de 4 (quatro) meses, sendo 3 (três) meses de garantia legal mais 1 (um) mês de garantia SILMAQ (garantia contratual), a contar da data da entrega efetiva do produto.

      Consulte essas e outras dúvidas sobre garantia e consertos na Política de Garantia da Silmaq.
    • 05.Qual o prazo da Garantia Legal?

      A Garantia Legal é de 3 (três) meses e será prestada pela SILMAQ para todos os produtos duráveis e serviços comercializados, a contar da data de entrega efetiva do produto ou término da execução dos serviços conforme termos desta Política. Consulte essas e outras dúvidas sobre garantia e consertos na Política de Garantia da Silmaq.
    • 06.Quais produtos são cobertos apenas pela garantia legal?

      Motores e Placas novos; e Serviços de Assistência Técnica (a contar da data de emissão da Nota Fiscal referente ao serviço). Consulte essas e outras dúvidas sobre garantia e consertos na Política de Garantia da Silmaq.
    • 07.Quais produtos não são cobertos por garantia?

      Não estão cobertos por garantia máquinas, serviços e peças que apresentem as seguintes características:
      • Máquinas, peças, equipamentos ou serviços que se encontrem fora dos períodos de garantia conforme a Política de Garantia Silmaq;
      • Danos causados por operação e/ou uso inadequado, incluindo o emprego de óleo contaminado;
      • Avarias resultantes da ação de elementos naturais, tais como: pó, água, fogo, etc.;
      • Lacres violados ou peças que apresentem marcas de violação;
      • Falhas de operação originadas pela necessidade de parametrização/customização/ajuste específico, no caso de peças adquiridas sem o respectivo serviço de instalação;
      • Regulagens e ajustes rotineiros inerentes ao processo, referentes ao tipo de tecido, produto, linha, material, entre outros;
      • Serviços, peças ou acessórios que tiverem sido alterados ou reparados por mão de obra não autorizada pela SILMAQ;
      • Falhas ocorridas no equipamento que não tenham relação com os serviços executados;
      • Defeitos ou falhas advindas de acidentes, quedas, pancadas de outros objetos, ambientes agressivos (ácidos, maresia, alta umidade, vibração, etc.);
      • Mau uso ou negligência do operador;
      • Não observância das normas de manutenção, limpeza e instalação;
      • Prática incorreta de armazenagem;
      • Utilização de componentes e/ou acessórios não recomendados e homologados pela SILMAQ;
      • Peças do tipo consumíveis ou que sofram desgaste natural por uso continuo, considerados itens de manutenção rotineira tais como: filtros, mangueiras, correias, fusíveis, lâmpadas, óleo, fluídos, lentes, etc.;
      • Agulhas;
      • Danos causados por descargas elétricas ou rede/instalação elétrica imprópria, não adequada à máquina/equipamento ou sujeita a variações, picos de energia ou flutuações anormais;
      • Máquinas de corte e gravação a laser utilizadas para corte e gravação em PVC automaticamente perdem totalmente a garantia devido à geração de ácido e fumos tóxicos durante o processo, que danificam a máquina e seus componentes.
      Consulte essas e outras dúvidas sobre garantia e consertos na Política de Garantia da Silmaq.
    • 08.Qual o prazo de garantia de softwares?

      A política de garantia para os softwares comercializados pela Silmaq segue a cláusula estipulada em contrato firmado entre a Silmaq e o consumidor/cliente. Consulte essas e outras dúvidas sobre garantia e consertos na Política de Garantia da Silmaq.
    • 09.Qual o procedimento para solicitar serviços ou troca de peças, equipamentos ou máquinas, cobertos pela garantia?

      Para solicitação de serviços ou troca de máquinas, equipamentos ou peças que estejam cobertas pela garantia legal ou contratual, entre em contato com o Departamento Técnico pelo telefone (47) 3321-4444 ou e-mail garantia@silmaq.com.br e solicite orientação sobre o procedimento adequado. Consulte essas e outras dúvidas sobre garantia e consertos na Política de Garantia da Silmaq.
    • 10.Qual o procedimento para enviar peças, equipamentos ou máquinas para conserto?

      Antes do envio da peça, equipamento ou máquina (cobertos pela garantia legal/contratual) para conserto em garantia, entre em contato pelo telefone (47) 3321-4444 ou através do e-mail posvendas@silmaq.com.br e solicite ao Pós-Vendas as informações e formulários adequados para atendimento, evitando envio desnecessário ou de maneira equivocada dos itens. Consulte essas e outras dúvidas sobre garantia e consertos na Política de Garantia da Silmaq.
    • 11.Posso escolher/definir o local de análise, atendimento e/ou reparo da máquina ou peça com defeito/dano?

      A SILMAQ se reserva o direito de definir o local onde se dará a análise, o atendimento e/ou o reparo da máquina ou peça que apresentar algum defeito/dano. Salienta-se que, em alguns casos, pode ser necessária a remoção da máquina/peça para o laboratório da SILMAQ para melhor análise do produto e correto reparo. As análises técnicas a serem realizadas nos produtos sob garantia legal ou contratual, obrigatoriamente devem ser executadas pelo suporte técnico da SILMAQ, ou pelo prestador de serviço autorizado da Silmaq sob acompanhamento desta. Consulte essas e outras dúvidas sobre garantia e consertos na Política de Garantia da Silmaq.
    • 12.É preciso encaminhar Nota Fiscal para conserto de máquina, peça ou equipamento?

      Sim, com o intuito de melhor atendê-lo e de agilizar o processo de conserto, pedimos a gentileza de nos encaminhar, junto com o item que está sendo enviado para conserto, uma nota fiscal de remessa para conserto. Clique aqui para acessar Documento de Referência para Emissão de Nota Fiscal.

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