FORÇA COLABORATIVA

As Fashion Collabs, coleções colaborativas entre marcas, se mostram cada vez mais importantes à medida que o mercado exige produtos com criatividade, inovação e, acima de tudo, qualidade. Juntar forças físicas, comerciais e ideológicas sempre beneficia ambas as partes e a troca de técnicas, ideias e produtos amplia a presença das marcas, oferecendo ao consumidor diversas opções para adquirir algo relacionado ao seu estilo. Bons exemplos de colaborações de sucesso são a parceria entre a Louis Vuitton e a Supreme ou da Gucci com o estilista Dapper Dan, que aproximaram o mercado de luxo ao público do streetwear.

No Brasil existem parcerias fantásticas, como o apoio da empresa catarinense de aviamentos Haco ao jovem estilista Diego Fávaro, com algumas de suas peças vestindo celebridades de reconhecimento internacional como Anitta e Pabllo Vittar. A força das collabs também expande a gama de produtos para outros segmentos como decoração ou acessórios e até mesmo setores maiores como a indústria de entretenimento ou automotiva – como fez a grife Gucci ao assinar sua própria versão do Fiat 500.

Muitas destas colaborações melhoram o mercado como um todo, com produtos que se tornam sucessos de vendas e ampliam percepções sobre os desejos dos consumidores. A agilidade com que algumas empresas se uniram para produzir as máscaras e outros materiais necessários para mitigar o coronavírus é um ótimo exemplo da importância das colaborações, especialmente quando desenvolvidas para beneficiar a sociedade de forma solidária. Com as incertezas geradas pela pandemia, unir forças é o que pode manter o mercado estável e ativo com benefícios não econômicos e sociais que incentivam também o crescimento de pequenas e inovadoras empresas para levar-nos a transformações muito positivas.

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