Um espaço pensado para compartilhar conhecimento e assuntos relacionados ao universo têxtil, moda, tendências, tecnologias, novidades e tudo o que envolve o dia a dia de quem produz confeccionados. Informações de mercado, publicações segmentadas, entrevistas e insights que podem ajudar a sua empresa a melhorar ainda mais os seus resultados.

A EVOLUÇÃO DAS OVERLOCKS

As overlocks são máquinas de costura essenciais para qualquer confecção, sua versatilidade funcional e acabamento profissional que refila o excesso de tecido são indispensáveis para produtos de qualidade. Diferente das máquinas retas que são recomendadas para os tecidos estruturados da alfaiataria, a overlock clássica é geralmente utilizada em malharia pois sua costura tem mais flexibilidade, que aumenta a vestibilidade das peças proporcionando mais liberdade de movimentos do corpo até nas peças mais justas. Mas, além de sua função básica, a overlock (que também é conhecida por máquina 3 fios) também aplica detalhes estéticos, bainhas específicas, aviamentos e limpa bordas em partes de peças que podem desfiar facilmente (chuleio).

A evolução dos maquinários é uma necessidade constante para a indústria têxtil, muitas outras funções são desenvolvidas para aprimorar equipamentos que já existem. Assim, outros estilos de costuras foram adaptados para as overlocks para gerar acabamentos de necessidades e níveis diferenciados. A máquina interlock, por exemplo, trabalha com 5 fios e em conjunto com a costura reta, resultando em dois pontos diferenciados (separados) na mesma borda. Ela é ideal para peças e partes que exigem mais resistência nas junções, como as partes internas de bolsos e calças jeans, ou mesmo para acabamento interno de alfaiataria.

Já o ponto conjugado com 4 fios (ou ponto cadeia) é a melhoria que insere a segunda costura no meio da borda, uma espécie de mix entre a overlock e a reta. Garantindo mais durabilidade à costura, geralmente é utilizada em produtos de qualidade superior ou premium, onde também é possível aplicar fitas de reforço que evitam o alongamento da peça ocasionado pelo tempo de uso. A série de máquinas 700L da SIRUBA tem todas estas opções e ainda dispositivos extras que podem ser aplicados às máquinas, facilitando a confecção de franzidos e babados e agilizando a aplicação de elásticos, ribanas e vivos. Saiba mais na seção produtos em nosso site.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *