Um espaço pensado para compartilhar conhecimento e assuntos relacionados ao universo têxtil, moda, tendências, tecnologias, novidades e tudo o que envolve o dia a dia de quem produz confeccionados. Informações de mercado, publicações segmentadas, entrevistas e insights que podem ajudar a sua empresa a melhorar ainda mais os seus resultados.

PROUD SOUTH: A CULTURA DO HEMISFÉRIO EM ALTA

Os olhares do mundo estão sob a América Latina, segundo a pesquisadora Li Edelkoort. No comando do Bureau de Tendências Trend Union, um dos mais renomados do planeta, Li é especialista em antecipar tendências da moda e do design e confirma através de seus estudos que a cultura do Hemisfério Sul, especialmente da América Latina, é a inspiração mais genuína para a moda global – uma tendência perene sem final previsto.

Para auxiliar no entendimento deste conceito ela lança no Brasil com Lili Tedde o livro Proud South, uma experiência visual que apresenta tendências que confirmam que o eixo da criatividade global está localizado no Sul do planeta, quase sempre um pouco distantes dos grandes centros urbanos. “Uma geração de criativos do Sul está se erguendo, expressando o artesanato local, adotando materiais regionais, reconhecendo práticas ancestrais e cultivando valores nativos”, observa Li.

Neste contexto, a música e as artes em geral vindas no Hemisfério Sul, assim como os símbolos de flora, fauna e crenças, devem contagiar a moda internacional. E o Brasil como o maior país da região ganha ainda mais destaque – já se tem a “internacionalização” de muitos elementos da cultura brasileira na tendência Brasil Core que ganha corpo devido a Copa do Mundo e esse movimento deve ganhar ainda mais força nas próximas temporadas. O DNA autêntico do espírito brasileiro é a inspiração fresca e autêntica pela qual a Indústria da Moda anseia.

Com o propósito de apresentar uma experiência visual fascinante sobre as forças criativas das regiões ao sul do planeta, Lidewij Edelkoort e Lili Tedde unem, por meio das lentes coloridas e expressivas da moda, da fotografia, do estilo e da arte contemporâneas, talentos emergentes e estabelecidos de lugares distantes em “Proud South”, livro de tendências que prova que o eixo da criatividade global se modificou drasticamente. Com mais de 400 páginas de imagens inspiradoras, a publicação é também um objeto de desejo, desenhado por Mariola Lopez Mariño.

Analista de tendências, a holandesa Edelkoort investigou múltiplos temas que conectam talentos vindos da América Latina e da África, assim como do sul e do sudeste da Ásia. Não delimitado por mapas, por hemisférios ou pelo rígido sistema do norte, “Proud South” representa um movimento internacional de emancipação. “Uma geração de criativos do Sul está se erguendo, expressando o artesanato local, adotando materiais regionais, reconhecendo práticas ancestrais e cultivando valores nativos”, observa a autora.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *