REAL E VIRTUAL: A MODA DIGITAL
Recentemente a marca Hanifa, da República Democrática do Congo, apresentou um desfile virtual onde apareciam apenas as peças em movimento, simulando o caminhar de uma modelo onde não se via corpo algum. Este projeto foi uma das notícias mais comentadas no mundo da moda na semana de seu lançamento tanto pelo seu caráter estético e poético quanto pela tecnologia que possibilitou a sua realização. Com a renderização detalhada de softwares como o EFI Optitex, além de colocar em evidência as roupas, seu caimento e acabamento. O desfile digital da Hanifa foi um gatilho para diversas marcas entenderem que uma nova era digital chegou ao mercado. A necessidade de distanciamento e isolamento sociais levou à reformulação do formato de diversas feiras, com grifes anunciando seus eventos online com interações em tempo real para fortalecer sua imagem de marca com uma presença digital atuante, oferecendo assim novas experiências aos consumidores.
Assim como a brasileira Amaro e sua garota propaganda Mara, a grife francesa Balmain já flertava havia um tempo com a realidade virtual e chegou a encomendar modelos para produzir campanhas. Mas foi o seu showroom digital inaugurando na semana passada que fez fez da Balmain a primeira marca de luxo com uma forte estratégia online. Para o lançamento da nova coleção cruise, a sede histórica da marca situada em Paris receberá projetores gigantes apresentando as peças em ambientes temáticos, com simulações realistas e tridimensionais que permitem a visualização total dos artigos em todos os ângulos, sem nenhum contato físico. Inclusive com o próprio estilista Olivier Rousteing, atual diretor criativo da marca, reproduzido detalhadamente como avatar digital para recepcionar e guiar os visitantes na loja.
Muitas destas tecnologias são vistas hoje como o futuro da moda. Elas estão cada vez mais acessíveis e mostram-se aliadas essenciais para aproximar os consumidores das marcas e proporcionar experiências mais imersivas, além de também permitir a produção física das peças com mais assertividade, agilidade e qualidade. Softwares como o EFI Optitex garantem a união entre produção otimizada e apresentação impecável a partir da tela de qualquer gadget conectado.