PREVISÕES SOBRE O FUTURO
Já é sabido que nada será como antes no mundo pós-pandemia, o amadurecimento do que é o “novo normal” e todas as transformações que estamos vivendo resulta em novos hábitos e desejos de consumo. O mais recente relatório de pesquisa do Bureau Renata Abranchs, um dos mais importantes e respeitados escritórios de tendências no Brasil, dedica-se ao estudo destas previsões com apostas em conceitos comerciais que entregam conforto, bem-estar e dinamismo.
Estando mais #emcasa, os consumidores passam a valorizar ainda mais a simplicidade da vida quotidiana, onde a estética artificial (produzida para agradar) perde a relevância. O futuro pede mais leveza e naturalidade, o que importa agora são as nossas realidades comuns em casa, nas ruas, na vida social de verdade, com foco no despertar de consciência individual. Com isso, fica mais evidente a necessidade de cuidar da saúde mental, física e espiritual e as roupas vão acompanhar essa evolução, com estilos que se misturam e traduzem a identidade/necessidade de cada pessoa. Mix de esportivo e alfaiataria, moda praia com jeanswear e até mesmo com pijamas mais sofisticados já figuram nas novas coleções de marcas de todos os segmentos.
A linguagem utilitária que destaca a funcionalidade do vestuário recebe um upgrade para o seu multiuso: tecnologias de proteção, designs inteligentes, materiais versáteis e formas práticas ressignificam as vestes e ampliam a usabilidade em diferentes ambientes, climas ou situações. As referências visuais são majoritariamente minimalistas e atemporais, tanto para a praticidade da manutenção rotineira quanto para ampliar sua longevidade – e consequentemente reduzir o consumo desenfreado de produtos e insumos. Com o apelo natural ganhando força, artigos ecológicos devem dominar as intenções de compra, assim como tecnologias que ampliam as funções essenciais das peças e melhoram os processos de produção.