Um espaço pensado para compartilhar conhecimento e assuntos relacionados ao universo têxtil, moda, tendências, tecnologias, novidades e tudo o que envolve o dia a dia de quem produz confeccionados. Informações de mercado, publicações segmentadas, entrevistas e insights que podem ajudar a sua empresa a melhorar ainda mais os seus resultados.

MANIFESTO ESSENCIAL DA MODA

Quando ideais alinhados vindos de diferentes partes são manifestados publicamente, torna-se pública também a urgência em tomar atitudes que validem esse novo posicionamento. E no caso da indústria de moda, que envolve desde setores de vestuário e acessórios até artigos para casa, diversas mudanças já estavam ocorrendo em busca de uma cadeia mais inteligente e, consequentemente, mais sustentável. Todo esse movimento foi bruscamente acelerado pelo cenário pandêmico – tanto as afirmações sobre consumo consciente quanto os conceitos acerca da Indústria 4.0. Oficializando o novo mindset da indústria, um recente manifesto divulgado em forma de carta aberta e endossado por cerca de 40 marcas da indústria têxtil como Gucci, Nina Ricci e Paco Rabanne sintetiza os novos preceitos da moda do século XXI (confira na íntegra aqui).

Muitas das questões abordadas neste manifesto podem parecer triviais, mas firma o compromisso das empresas envolvidas em beneficiar desde a costureira e o vendedor até o consumidor e o próprio meio ambiente. Redução do desperdício, mais inteligência no uso das tecnologias e sobretudo a reformulação dos atuais moldes de apresentação e disponibilidade das novidades, o manifesto também reestabelece os lançamentos às suas temporadas / estações específicas , respeitando a natureza de cada hemisfério

Apoiar esse novo padrão de produção e consumo em âmbito global vai servir justamente para aproximar as pontas de toda a cadeia – o “estilo de vida” tornou-se mais importante do que o conceito da coleção. Mesmo sem participar oficialmente da implantação do manifesto, incentivar e praticar estes novos ideais com mais respeito, tecnologia, consciência e sustentabilidade é colaborar com a aceleração necessária das mudanças que buscamos, principalmente relacionadas às finitudes dos nossos insumos assim como ao enfrentamento das instabilidades econômicas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *