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MAIS DIGITAL E MAIS RETRÔ

Com o avanço da digitalização da indústria, da pesquisa às vendas e incluindo, é claro, os processos de produção, a moda volta-se cada vez mais para o design do passado – uma maneira de suprir a necessidade humana de conexões reais e emoções “analógicas”.

O retrô aparece em todos os segmentos e de várias maneiras, com estampas e detalhes que atualizam a alfaiataria, o jeans e o loungewear. A moda infantil é um dos segmentos mais impactados, especialmente quando o poder de compra ainda está totalmente sob responsabilidade dos pais.

Vários códigos da moda das últimas cinco décadas estão renovando o estilo de vestir dos anos 2020, especialmente na moda feminina: lastex, plissados, blusas com laços, ombreiras, conjuntos… Bolsas e calçados também recebem esta influência retrô, com peças estruturadas, bicos quadrados e acabamentos inspirados nos processos de customização artesanal, confirmando que a introspecção e o resgate de valores mais simples e essenciais causados pelo isolamento social também se reflete na moda atual.

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