Destaque a sua Essência
Menos tendência, mais essência. Esta frase, disseminada pelo Renata Abranchs Bureau há várias temporadas, parece definir a moda em seu momento pós-coronavírus, confirmando o efeito catalisador da pandemia. Com a Europa já se reestruturando após a crise, a Semana de Moda de Milão aconteceu de maneira intimista e digital, pontuando algumas tendências para o vestuário como o utilitarismo, simplicidade sofisticada e estampas retrô.
Como uma pausa para reflexão, esse momento de recesso levou consumidores e empresas a avaliarem suas estruturas internas para identificar o que realmente é essencial e verdadeiro dentro das organizações pessoais e profissionais. Assim, mais uma vez, confirmamos uma tendência já anunciada pelos grandes bureaus de pesquisa: marcas com propósito tendem a estar no topo da lista de preferências dos consumidores (e pessoas satisfeitas produzem mais e melhor).
A pandemia afetou o mundo todo, cada país, estado e região de maneira diferente – afinal, apesar do mundo globalizado, cada local tem suas particularidades que tornam difícil mensurar o impacto geral desta pandemia. O mercado brasileiro já está acostumado a se orientar pelas tendências da moda internacional, mas a inspiração para as próximas temporadas está além das macrotendências: o aprendizado com marcas de luxo também deve ser sobre como elas estão apresentando os códigos que fazem parte do DNA que transformaram-nas em sucesso de vendas. Conhecendo o diferencial que cativa os consumidores, fica mais fácil desenvolver uma coleção assertiva e atualizar a linha de produção de maneira otimizada.