Um espaço pensado para compartilhar conhecimento e assuntos relacionados ao universo têxtil, moda, tendências, tecnologias, novidades e tudo o que envolve o dia a dia de quem produz confeccionados. Informações de mercado, publicações segmentadas, entrevistas e insights que podem ajudar a sua empresa a melhorar ainda mais os seus resultados.

CAMISARIA FEMININA: PREVISÕES PARA 2021

Conforto contemporâneo e estética atemporal são as principais premissas futuras para todos os segmentos da moda, reforçadas pelas urgências do isolamento social e os seus compromissos “caseiros”, incluindo os acadêmicos e executivos. Seguindo estes conceitos, as camisas femininas aparecem em silhuetas soltas e popularizam o chamado loungewear, com um mix estético de diversas épocas que envolvem desde o dramatismo vitoriano em mangas bufantes até o minimalismo moderno e fluído, evocando a atemporalidade da moda e ressignificando majoritariamente as diretrizes de alfaiataria clássica. Esta renovação visual acontece, de certa forma, mundialmente e é citada tanto em plataformas globais como a WGSN quanto em portais nacionais como Fashion Bubbles e FFW e confirmam propostas já anteriormente abordadas sobre novos hábitos relacionados à sustentabilidade e desaceleração do consumo.

Muitos destes novos ideais e linguagens são possíveis graças às tecnologias para a Indústria 4.0, que entrega mais qualidade, agilidade e até permite simulações virtuais das peças prontas que evitam o investimento em peças piloto (uma das atribuições do software EFI Optitex, que gera imagens digitais tridimensionais a partir de moldes planos, inclusive alteradas em tempo real conforme ajustes são feitos no molde). Assim, é possível definir o caimento de camisas amplas com mangas longas e volumosas ou com detalhes de “capa” antes mesmo da confecção real, economizando tempo e principalmente matéria-prima, estas consideradas cada vez mais nobres tanto pelas tecnologias aplicadas nelas – proteção UV, antivirais, fibras ecológicas, entre outras – quanto pela questão de menores demandas. Também com moldes amplos as batas ganham destaque e no lugar dos aviamentos, evitando excessos, texturas do próprio tecido manipulado são conquistadas com franzidos feitos na SiRUBA VC008-12064P, catraca elastiqueira tradicional com 12 agulhas também ideal para detalhes de pesponto múltiplo.

Sobreposições híbridas também são apostas para um visual charmoso e ainda confortável e podem ser trabalhadas tanto em linguagens de material único, imitando duas peças, quanto em transpassados e até mesmo golas removíveis ou carcelas duplas – com botões em dobro que podem ser aplicados agilmente com a unidade automática sequencial ADF-A/ASK-A/LK1903BN da WEISHI. Enquanto propostas de reciclo de materiais em pequenos detalhes dão um visual descolado e criativo às peças, cores suaves e brilhos acetinados garantem propostas sem gênero definido; e os detalhes românticos como decotes, cinturas marcadas e ombros à mostra conferem feminilidade e sensualidade na medida certa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *