Um espaço pensado para compartilhar conhecimento e assuntos relacionados ao universo têxtil, moda, tendências, tecnologias, novidades e tudo o que envolve o dia a dia de quem produz confeccionados. Informações de mercado, publicações segmentadas, entrevistas e insights que podem ajudar a sua empresa a melhorar ainda mais os seus resultados.

TECNOLOGIA PARA SUSTENTABILIDADE

A crescente importância dos processos sustentáveis na indústria têxtil nos coloca frente à necessidade de um futuro mais orgânico e natural, onde a tecnologia tem um papel fundamental. O forte apelo artesanal visto nas últimas temporadas de desfiles é um indicativo da mudança dos hábitos de consumo em escala global – o efeito do “feito à mão” evoca uma moda atemporal, feita para durar e que respeita as tradições, os recursos humanos e naturais, e é possível de ser reproduzido em grande escala com equipamentos de ponta. Isso prova que os artigos de moda podem e devem ser produzidos com primor e que a sustentabilidade está transformando não apenas os hábitos do consumidor final, mas também impulsionando a inovação dentro da indústria.

A consciência de consumo está além do uso de materiais ambientalmente amigáveis; cada vez mais, indústrias e confecções apostam em processos modernos para reduzir custos e danos em todos os estágios, desde o gerenciamento da mão de obra na produção até o descarte da matéria-prima, com o uso de softwares, máquinas, Internet das Coisas e análise de dados. Este é um dos princípios da celebrada Indústria 4.0, onde sistemas como o EFI Optitex, oferecido ao mercado brasileiro pela Silmaq, que auxilia no desenvolvimento de coleções inteiras desde a modelagem em 3D até decorações com riqueza de detalhes, permitindo inclusive apresentar coleções inteiras de maneira virtual, sem a necessidade de produzir várias peças piloto evitando assim o desperdício de recursos. O EFI Optitex permite ainda que seus moldes digitais sejam encaminhados diretamente para a mesa de corte, onde cada espaço do material é aproveitado de forma a reduzir o desperdício excessivo. A tecnologia Bullmer tem destaque no segmento, com operação ágil e precisa.

Outro ponto importante para a indústria têxtil é a redução no uso de água. Os processos de beneficiamento de artigos em jeans e malha foram revolucionados pelo Sistema Wizard, um conjunto de lavanderia da Nippon com tecnologia Silmaq que pode reduzir em até 99% o consumo de água em processos como estonagem, amaciamento e resinagem, além de agilizar a produção e gerar um mínimo de efluentes. Moda sustentável é sinônimo de benefícios para a indústria, para o consumidor e para o planeta.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *