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Pessoas que nos inspiram: Marcella Kanner

Com 22 milhões de clientes fidelizados e 300 lojas no Brasil, a Riachuelo hoje está consolidada como a maior empresa de moda do país. Prestes a completar setenta anos, a empresa, que pertence ao Grupo Guararapes, é a única no país dentro do segmento de moda a pesquisar, criar e produzir totalmente suas peças. Para isso, hoje concentra o maior parque fabril da América Latina, sendo considerado um modelo inédito de negócios.

Marcella Kanner está à frente do marketing da Riachuelo há quase uma década e é a responsável pelas estratégias de sucesso que revitalizaram a marca e ajudaram a inclui-la na lista de desejos de todas as classes sociais – dentre elas, as desejadas parcerias com estilistas nacionais e internacionais que elevaram o status não só da fast fashion, mas de toda a moda brasileira. Marcella fala com exclusividade para a Revista Fashion Technology sobre estratégias, desafios, o mercado brasileiro e as metas da Riachuelo para os próximos anos, confira:

1) A Riachuelo hoje é a maior empresa de moda do Brasil. Quais os fatores que a levaram a este patamar?
Eu costumo dizer que o mercado têxtil foi impulsionado por uma pequena parcela de consumidores que buscavam moda e que tinham acesso à informação e renda e uma grande parcela de consumidores que buscavam apenas “preço” e que não tinham acesso à renda e nenhuma informação. Há cerca de 20 anos, a Riachuelo enxergou o surgimento de um terceiro segmento de consumidores, que nasceu da disseminação e acesso à informação: são aqueles que têm informação, que são conectados, antenados, que se expressam por meio da moda, mas que não têm renda. Apostamos nesse segmento e não por acaso, chegamos onde chegamos – somos a maior empresa de moda do Brasil, com a missão de democratizar a moda. Esse universo sempre foi excludente e elitista e a Riachuelo usa seu modelo de negócios para dar acesso ao sonho da moda a dezenas de milhões de brasileiros.

2) A maior parte da produção da Riachuelo é feita pelos parques fabris do grupo. É este o segredo para conciliar preço, design e qualidade?
A Riachuelo é a maior empresa de varejo de moda do país e possui o maior parque fabril da América Latina, responsável por toda a sua produção têxtil. Para se ter uma ideia, a Riachuelo consome 100% do tecido produzido pela Guararapes . São produzidas 150 milhões de peças e 48 milhões de modelos por ano. Investimos em um modelo integrado de negócio que contempla todo o processo produtivo da indústria têxtil – pesquisa, desenvolvimento, fabricação e distribuição de coleções com as novidades da moda para todo o Brasil. Mudamos o nosso sistema de gestão, que consiste em produzir moda alinhada às principais tendências, com qualidade, em grande escala e com um preço acessível. Para a Riachuelo, isso significa ser a rota da democratização da moda no país.

3) Quais são os desafios de gerir um dos 50 maiores grupos privados do país?
É um desafio diário e muito dinâmico que envolve comportamento do consumidor, economia, política, comunicação e uma infinidade de outras variáveis. Mas, sem dúvida, o principal desafio é descobrir e entender, diariamente, o que faz o nosso consumidor feliz. É por esse propósito que 40 mil colaboradores da Riachuelo saem de suas casas todos os dias. Esse é a nossa fórmula para o sucesso.

4) No Natal 2016 a Riachuelo bateu o recorde de vendas em 70 anos de história com 1,5 milhão de peças vendidas. Qual é a estratégia para manter o crescimento mesmo com a instabilidade do mercado?
A renovação das coleções é, sem dúvida, uma estratégia importantíssima para driblar o cenário de retração da economia. Investimos em uma grande variedade de modelos e um rápido sistema de reposição para manter a loja sempre renovada e não perder venda em produtos que têm grande saída.

5) Sobre o setor têxtil no Brasil: estamos no caminho para retomar o crescimento? O que pode e precisa ser melhorado?
Acredito que estamos no caminho certo e que em breve passaremos por um novo ciclo de crescimento e de expansão, retomando investimentos e abrindo novas lojas.

6) Considerando os desejos do consumidor e o cenário econômico, em sua opinião o que faz uma marca de moda ter sucesso hoje no Brasil?
São diversos fatores que podem levar uma marca de moda a ter sucesso. Não existe uma receita pronta. No caso da Riachuelo, acreditamos que o nosso grande fator de sucesso é levar moda a preços acessíveis a todos os públicos. Fomos pioneiros em lançar coleções em parceria com estilistas renomados e essa ideia surgiu justamente da percepção de que os clientes desejavam peças diferentes, com design “exclusivo”, porém a um preço acessível. E isso é possível graças ao modelo de negócios integrado da Riachuelo, que possibilita aliar qualidade, agilidade de produção e escala, o que resulta em moda a preço justo.

7) Quais são os planos de expansão da Riachuelo para os próximos anos?
Vamos continuar investindo em tecnologia, inovação, tendências e na abertura de novas lojas.

8) Temos muito orgulho em ter a Riachuelo entre os nossos clientes. De que forma a relação entre a Silmaq e a Riachuelo contribui para a otimização dos processos de produção?
A Silmaq contribui para que o modelo de negócios citado acima, adotado pela Riachuelo, opere de maneira mais eficiente, oferecendo produtos de alta tecnologia para a produtividade têxtil.

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